sexta-feira, 13 de março de 2009

BeSt ReJeCteD AdVerTisEment

Numa pequena pesquisa tive a oportunidade de conhecer um site que contém as melhores campanhas rejeitadas que nunca saíram para o mercado. Ao visualizar qualquer campanha rejeitada, conseguimos de imediato saber qual o motivo de não ter sido aceite.

http://www.bestrejectedadvertising.com/

Aconselho a todos a consulta e deixo aqui um pequeno exemplo:

Em Julho de 2006 a Sony viu-se obrigada a retirar uma campanha de um outdoor holandês sobre Playstation Portable Branca e a emitir um pedido de desculpas público na sequência de queixas sobre anúncios racistas.

Após o aparecimento dos outdoors, em Amesterdão e outras cidades holandesas, foram levantadas acusações de racismo na web e em revistas especializadas. A Sony inicialmente rejeitou as acusações e persistiram com os cartazes, mas, após semanas de contínua pressão optou por remove-los.

"Estamos apenas a dar um forte contraste entre negro e branco, mas nunca quisemos discriminar ninguém", disse um porta-voz Sony. "O anúncio foi percebido de forma inesperada e gostaríamos de pedir desculpas com as pessoas que se sentiram ofendidos com os anúncios."

Por vezes uma óptima campanha pode ter um impacto inesperado pelos motivos menos óbvios. E neste site conseguimos perceber exactamente isso. A cultura adjacente a cada país é um factor decisivo no processo de escolha de uma campanha.

Sem comentários: