terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Buzz Marketing

Segundo Arthur D. Little, o Buzz Marketing “trata-se de uma das novas estratégias de Marketing que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de Marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenómeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas”. São “ideias que se espalham no e pelos próprios segmentos interessados, espontaneamente ou planeada por um agente externo. (Rodrigo Carneiro Marc & Sheep)

O Buzz Marketing é utilizado por diversos profissionais de marketing em substituição à publicidade convencional e a cada dia ganha mais importância.
O termo Buzz Marketing está associado a uma estratégia de marketing que visa estimular um individuo a repassar a outros, no âmbito social, determinadas informações sobre um produto, serviço, etc. Tais estratégias aproveitam o fenómeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas.
Esta é uma técnica de comunicação que usa os próprios consumidores como meios de publicitar o produto. A ideia é criar um boato ou um forte motivo de conversa, que se espalhe facilmente entre a população.
A esta técnica precede-se normalmente uma estratégia de comunicação com pretende captar o cliente. Ou seja, o Buzz Marketing permite-nos "medir" qual o impacto de uma acção de comunicação.

Tem o mesmo conceito do Marketing Viral, que é rapidamente distribuído pela internet, porém, o Buzz tem a vantagem de ser difundido por qualquer meio, físico ou digital.
Actualmente, com o crescente fortalecimento dos meios de comunicação, estg prática alcança proporções gigantescas, com baixo investimento.
O Buzz Marketing é sem duvidas um instrumento de comunicação muito interessante que pode trazer excelentes resultados, mas o Buzz nem sempre é positivo e pode ter consequências muito graves sobre a imagem e as vendas de uma marca como foi o caso da marca Kryptonite.
Tudo começou no fórum Bikeforums.net, no dia 12 de Setembro de 2004 um banal utilizador revela que é possível abrir um cadeado da marca americana Kryptonite com uma simples caneta Bic, a noticia propaga-se, e dois dias depois o blog Engadget publica um artigo acompanhado de um vídeo a mostrar como se abre o cadeado Kryptonite Evolution 2000 u-Lock utilizando uma caneta.
No espaço de três dias este artigo recebe mais de 100 comentários e o vídeo é visto 255.000 vezes. Alguns consumidores contactam o serviço consumidor da Kryptonite, mas a marca americana subestima o problema e opte por não reagir. Dia 17, o famoso New York Times publica um artigo que relata o caso. Outros jornais, rádios e canais TV também noticiam que é possível abrir um cadeado Kryptonite com uma caneta. O que era ao inicio um banal artigo de fórum Internet torna-se num caso mediático discutido entre todos. Dia 22, após 5 dias de mediatização negativa, a empresa Kryptonite finalmente reage e oferece a troca gratuita dos cadeados defeituosos aos seus consumidores
Este caso mostra como em pouco tempo a opinião de um consumidor pode ter consequências desastrosas na imagem e na credibilidade de uma marca. O facto de ter subestimado o poder do consumidor, custou 10 milhões de $ a Kryptonite e teve um grande impacto nas suas vendas.

A estratégia de lançamento do Iphone é um exemplo claro de Buzz extremamente positivo à marca. Antes mesmo de chegar ao mercado, milhões de pessoas por todo o mundo já o tinham como número 1 na sua lista. A verba empregada pela Apple em publicidade para lançamento do Iphone foi muito baixa e os lucros extraordinários. A informação foi transmitida one-to-one e gerou buzz proposital por todo o mundo, para milhões, talvez biliões de pessoas.

Fontes Consultadas
http://imasters.uol.com.br/artigo/9669/webmarketing/buzz_marketing_e_possivel_controlar/ http://www.mktg2.net/2007/10/13/kryptonite-um-exemplo-de-buzz-negativo/
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Buzz_Marketing.htm
www.ua.pt/incubadora/ReadObject.aspx?obj=4181

Sem comentários: