Experience Marketing
O experience marketing surge para satisfazer a necessidade das empresas em tornar os seus programas de Fidelização de Cientes, motivação de forças de Vendas e Promoções mais apelativos, no sentido em que os prémios materiais anteriormente utilizados que são hoje demasiado banais e acessíveis. O experience marketing veio acrescentar um novo conceito de valor, as sensações que resultam de experiências, fugas ao quotidiano e aos tradicionais pontos de encontro com o objectivo de criar uma relação forte com a marca.
As suas principais vantagens é o facto de tornar as marcas mais competitiva e inclusive permitir que exprimam claramente o seu posicionamento nas experiências que utilizam. É uma forma de envolver o cliente/consumidor numa forma de interacção mais profunda com a marca; uma experiência positiva vai permanecer durante mais tempo na memória do cliente do que um qualquer brinde que receba.
Uma das desvantagens é que a experiência fica gravada na mente do consumidor quer seja positiva ou negativa. Se esta for negativa, o cliente terá sempre uma imagem negativa da marca.
António Quina do site do guia das experiências A Vida é Bela esplica que: «o consumidor passa a actor, tornando-se parte integrante do desenvolvimento e da construção da marca, enquanto indivíduo com preferências e necessidades específicas».
Bernd Schmitt, guru do experience marketing, afirma em entrevista à MktOn-line que para adequarmos a experiência à nossa marca ou serviço se podem usar as ferramentas "EX" e "Ex Blueprinting" que desenvolveu e usou com clientes. “Através da "Ex Funneling" encaixa-se o produto ou serviço numa tendência ou estilo de vida que se adequa aos clientes – ou se é uma empresa B2B, encaixa-se o produto ou serviço nas necessidades de um cliente de B2B. Parte disto é benchmarking fora-da-indústria e pesquisa sobre clientes que vai mais longe do que a habitual focalização de grupos e serviços. O “Ex Blueprinting” associa o produto ou serviço com experiências ao longo das diferentes etapas que consideram o produto, recebendo mensagens persuasivas, comprando e usando o produto ou serviço.”. O autor considera que é essencial que as empresas se foquem no consumo, ou seja, na experiência após a compra pois é nesta fase que o cliente decide se vai ser fiel à marca.
Neste processo, conhecer o cliente é fundamental para captar, antes dele se dar conta, dos seus desejos, gostos e estilos de vida. É essencial ter parceiros competentes para garantir o êxito da experiência Se anteriormente, o experience marketing era tido apenas como mais uma das armas de que as empresas dispunham para conquistar mercado e cativar consumidores, este está cada vez mais presente em todas as acções de marketing realizadas, a partir da percepção de que a eficácia das ferramentas tradicionais está a diminuir pois consegue atingir emocionalmente os clientes.A lista de acções oferecidas pelas empresas é praticamente infinita. Passeios de balão, voos de asa delta, viagens, jantares, um dia no Spa, são alguns exemplos.
António Quina do site do guia das experiências A Vida é Bela esplica que: «o consumidor passa a actor, tornando-se parte integrante do desenvolvimento e da construção da marca, enquanto indivíduo com preferências e necessidades específicas».
Bernd Schmitt, guru do experience marketing, afirma em entrevista à MktOn-line que para adequarmos a experiência à nossa marca ou serviço se podem usar as ferramentas "EX" e "Ex Blueprinting" que desenvolveu e usou com clientes. “Através da "Ex Funneling" encaixa-se o produto ou serviço numa tendência ou estilo de vida que se adequa aos clientes – ou se é uma empresa B2B, encaixa-se o produto ou serviço nas necessidades de um cliente de B2B. Parte disto é benchmarking fora-da-indústria e pesquisa sobre clientes que vai mais longe do que a habitual focalização de grupos e serviços. O “Ex Blueprinting” associa o produto ou serviço com experiências ao longo das diferentes etapas que consideram o produto, recebendo mensagens persuasivas, comprando e usando o produto ou serviço.”. O autor considera que é essencial que as empresas se foquem no consumo, ou seja, na experiência após a compra pois é nesta fase que o cliente decide se vai ser fiel à marca.
Neste processo, conhecer o cliente é fundamental para captar, antes dele se dar conta, dos seus desejos, gostos e estilos de vida. É essencial ter parceiros competentes para garantir o êxito da experiência Se anteriormente, o experience marketing era tido apenas como mais uma das armas de que as empresas dispunham para conquistar mercado e cativar consumidores, este está cada vez mais presente em todas as acções de marketing realizadas, a partir da percepção de que a eficácia das ferramentas tradicionais está a diminuir pois consegue atingir emocionalmente os clientes.A lista de acções oferecidas pelas empresas é praticamente infinita. Passeios de balão, voos de asa delta, viagens, jantares, um dia no Spa, são alguns exemplos.
Fontes Consultadas
http://www.avidaebela.com/gca/?id=41
http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia.php?id=918460&div_id=3497
http://www.mundodomarketing.com.br/materia.asp?codmateria=74
http://www.mktonline.net/index.php?cat=5&item=680&hrq=&op=
http://www.avidaebela.com/gca/?id=41
http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia.php?id=918460&div_id=3497
http://www.mundodomarketing.com.br/materia.asp?codmateria=74
http://www.mktonline.net/index.php?cat=5&item=680&hrq=&op=
23 comentários:
Olá
Cá estou oficialmente. Esta é já uma boa abordagem. penso que não está claro as vantagens e desvantagens se as houver. Recordo o desafio, por isso mesmo:
definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação. Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero.
npselalu.com Excellent post, I agree with you 100%! I’m always scouring the Internet for new information and learning whatever I can, and in doing so I sometimes leave comments on blogs. I don’t do it for SEO purposes necessarily, but to learn new things.
nagapoker.biz I'm impressed, I must say. Very rarely do I come across a blog that's both informative and entertaining, and let me tell you, you've hit the nail on the head. Your blog is important; the issue is something that not enough people are talking intelligently about.
dewapoker.net must say that overall I am really impressed with this blog. It is easy to see that you are passionate about your writing. If only I had your writing ability I look forward to more updates and will be returning.
nagatogel.com This is a nice and informative, containing all information and also has a great impact on the new technology. Thanks for sharing it
dewatogel.com Continue to keep sharing such ideas during the foreseeable future in addition. This was basically what I had been searching for, and i am happy to arrived here
redando.com Thank you for another fantastic posting. Where else could anyone get that kind of information in such a perfect way of writing? I have a speech next week, and I was looking for more info ;)
[URL=http://bolaskor.com]/bolaskor.com[/URL] You should write about the model/version on the blog. You can expose it's perfect. Your blog examination should widen your readership.I am really grateful for your blog post. I find a lot of approaches after visiting your post. Great work..looking for affordable and trusted hosting?come and visit
This is a very good post. Just wonderful. Truly, I am amazed at what informative things you've told us today dewasbobet
Definitely a great post. Hats off to you! The information that you have provided is very helpful. dewasbobet
This is a nice and informative, containing all information and also has a great impact on the new technology. Thanks for sharing it dewa-sbobet.com
Continue to keep sharing such ideas during the foreseeable future in addition. This was basically what I had been searching for, and i am happy to arrived here sbobetdewa
Musik Underground Excellent post, I agree with you 100%! I’m always scouring the Internet for new information and learning whatever I can, and in doing so I sometimes leave comments on blogs. I don’t do it for SEO purposes necessarily, but to learn new things.
bandarlive.net must say that overall I am really impressed with this blog. It is easy to see that you are passionate about your writing. If only I had your writing ability I look forward to more updates and will be returning.
kiosbet.net Thank you for another fantastic posting. Where else could anyone get that kind of information in such a perfect way of writing? I have a speech next week, and I was looking for more info ;)
jagosbobet.com For instance, coffee shops have menus of brown color or shades of the same hue in order to bring the atmosphere of the cafe and set it in the menu. Whereas, a Japanese or Chinese restaurant would make a more colorful menu that uses images that reflect their culture and their food – since their dishes include various colors. This blog will be showing you some of the most amazing menu designs for your use.I seriously appreciate people like you! Take care!!;)!!visit my site and Play
The you have is very useful. The sites you have referred was good. Thanks for sharing... agenlive.com
dewa-sbobet.com I really appreciate the kind of topics post here. Thanks for sharing us a great information that is actually helpful. Good day!
This is a very good post. Just wonderful. Truly, I am amazed at what informative things you've told us today
sbobetdewa.com
Thank you for another fantastic posting. Where else could anyone get that kind of information in such a perfect way of writing? I have a speech next week, and I was looking for more info ;) dewasbobet.com
This is a nice and informative, containing all information and also has a great impact on the new technology. Thanks for sharing it radjahosting.com
must say that overall I am really impressed with this blog. It is easy to see that you are passionate about your writing. If only I had your writing ability I look forward to more updates and will be returning. dewacasino.com
Enviar um comentário