terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Marketing Tribal

Segundo Susana Costa e Silva, O marketing tribal “é uma estratégia de marketing que procura criar comunidades de clientes em torno de um produto/serviço/marca. Essas comunidades de clientes podem ser vistas como tribos”.

O marketing tribal tem como objectivo fortalecer os laços existentes com o consumidor para que o consumo se torne algo de especial e emocional. O marketing tribal explora o lado emocional dos seus clientes aproximando-se do marketing das emoções.
”A marca preocupa-se em analisar a personalidade, as motivações e os sentimentos da sua tribo ou público-alvo, acima de tudo a personalizar cada vez mais os seus produtos/serviços em prol da sua tribo”.

O Marketing Tribal aposta na criação de grupos com os mesmos interesses e em oferecer e estes grupos produtos que vão ao encontro das suas necessidades e desejos comuns.
Este fenómeno apresenta várias vantagens. Uma estratégia bem sucedida permite nalguns casos tornar o consumo da marca “sagrado” e perspectivar os seus produtos como verdadeiros objectos de culto.

Depois da criação de uma tribo, poderemos fazer com que esta espalhe as vantagens do produto apresentado, obtendo com isto, a criação de novas comunidades consumidoras, muito facilitada pelas novas tecnologias, em particular a Internet. Podemos fazer com que cada pessoa que faz parte desta comunidade tenha acesso não só aos últimos produtos e notícias da empresa em questão, como também pode interagir com elementos da própria empresa destacados para este trabalho em particular, como com os membros do grupo, obtendo sugestões, ideias, conselhos, ou simplesmente comunicando com pessoas que partilham dos mesmos interesses, o que dá uma sensação de grupo e união, desta forma uma empresa não só consolida o grupo de consumidores fieis, como também contribui para que “se espalhe a marca” e aumente o grupo de pessoas pertencentes à tribo. Outra vantagem é o facto de podermos criar um serviço personalizado que cativa as pessoas, ao contrário das grandes campanhas demasiado generalizadas.

A principal desvantagem do marketing tribal é que, se a estratégia for mal elaborada e a marca não estiver à altura das expectativas da sua tribo o efeito será o inverso, ou seja, será “espalhada!” a opinião negativa sobre a marca e os resultados podem ser devastadores. Com os novos meios de comunicação, as notícias e informações correm a uma velocidade impressionante, quer sejam boas para a empresam quer sejam prejudiciais.

Um bom exemplo de Marketing Tribal é a empresa Galp que, depois de ter criado o CartãoFast (cartão que á medida que se fazem despesas na Galp acumula uma série de pontos que depois poderão ser trocados por uma panóplia de prémios/artigos) que com todas as suas vantagens, tem feito sucesso na nossa sociedade. Decidiu no entanto, apelar ao sentimento e às emoções dos consumidores e escolhendo um público-alvo criaram os cartões Fan Fast Foot, tendo em vista melhorar os seus produtos e serviços para os três clubes mais conhecidos a nível nacional. Estes cartões permitem ao cliente um acesso privilegiado a jogos da 1ª Liga e das Competições Europeias, prémios exclusivos do seu clube predilecto e ainda descontos em inscrições em escolas de futebol entre outras coisas.

Sobre a autora mencionada: Susana Costa e Silva é doutorada em Marketing e Negócios Internacionais pela University College Dublin, na Irlanda. É licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e possui um mestrado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto.
Lecciona na área do Marketing e Negócio Internacional, na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto, desde 1997 e, em 2004 e 2005, leccionou também na University of Vaasa e no Central Ostrobothnia Politechnic, ambos na Finlândia.
É autora do livro “Internacionalização e Redes de Empresas – Conceitos e Teorias”; co-autora do livro “Marketing Internaciona”l; e autora do capítulo “O Marketing Internacional” no livro “Horizontes do Marketing”. Tem participado em várias conferências internacionais nas áreas da Gestão e Marketing Internacional, tendo ganho recentemente o prémio para o melhor artigo em Marketing Internacional atribuído pela International Business Review. Possui ainda vários artigos publicados na imprensa nacional.
É actualmente investigadora no Centro de Estudos de Economia e Gestão da UCP, universidade onde lecciona desde 1997.


Fontes Consultadas:
http://comunicacaomarketing.blogspot.com/2006/10/marketing-tribal.html
http://almeida.kit.blog.br/2008/04/
http://www.mktonline.net/index.php?cat=7&item=11844&hrq=&op=

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