terça-feira, 30 de dezembro de 2008

SEO - Search Engine Optimization


Para quem pretende usar a Internet como ferramenta de negócios, não basta a criação de um site. É necessário aparecer com destaque para transmitir a mensagem o que significa estar entre os primeiros do Google.

De acordo com a FAVVUS SBC (Strategical Brand Communication), agência de comunicação especializada na implementação de soluções inovadoras, baseadas em novas tecnologias, “o Search Engine Optimization é um processo de marketing digital no qual se procura optimizar ao máximo o posicionamento de um site, em motores de pesquisa, relativamente a palavras-chave pertinentes para os objectivos comerciais ou de marketing de uma empresa. Quanto melhor for o posicionamento de um website em motores de pesquisa, mais facilmente é encontrado por potenciais clientes e, por consequência, maior é o volume (quantidade) e valor (qualidade) do tráfego que acede a esse mesmo website”.

Segundo os dados de 2006 fornecidos pela Júpiter Research, 62% dos utilizadores clicam em links apresentados na primeira página de resultados; 90% clicam em links apresentados nas primeiras 3 páginas de resultados; e 88% se não encontram nada nas primeiras 3 páginas de resultados, realizam novas pesquisas com outras palavras-chave.

O SEO compreende basicamente a optimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca.
Esta técnica surgiu com a nova geração de sites de busca em que o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos que servem para definir o quanto uma página é importante.
Podemos dividir o SEO em duas partes: fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados com o site (urls claros, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização dos tags html). A parte externa analisa de que forma os outros sites se relacionam com o nosso site (quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontad). Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a esta.
É necessário seleccionar quais as palavras-chave mais adequadas ao conteúdo do site, reformular o site em função dessa selecção e construir a nossa própria reputação.

A principal vantagem da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site numa página de resultados de uma busca.
O posicionamento estratégico de websites em motores de pesquisa permite às empresas pouparem uma enorme quantidade de tempo, energia e dinheiro na promoção de produtos e serviços através de campanhas pontuais de marketing online.

No entanto, o SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro lugar numa pesquisa e os efeitos só aparecem a longo prazo. Segundo especialistas da área, é necessário pelo menos três meses para uma estratégia de SEO começar a dar resultado.

A NewGest, uma empresa especializada em diversos serviços financeiros adoptou uma estratégia de SEO que consistiu na optimização dos textos de todo o site tendo em vista as palavras-chave mais importantes para o negócio; optimização das metatags de todas as páginas do site (titletag, description e keywords); inscrição do site em directórios e outros sites relacionados, conseguindo links de qualidade (link building); e acompanhamento da evolução dos resultados nos motores de busca e comportamento dos visitantes do web site. O resultado foi uma clara ascensão no posicionamento do site Newgest em relação às palavras-chave relevantes para o seu negócio. No ínicio desta campanha, quando um internauta pesquisava a expressão “contabilidade lisboa”, o site NewGest não aparecia sequer nas primeiras 100 páginas de resultados do Google. Actualmente, podemos ver que o site NewGest ocupa a 5ª posição dos resultados de pesquisa para essa palavra-chave. Quando os internautas pesquisam por “fiscalidade lisboa”, encontram o site NewGest na 6ª posição. Nas pesquisas por “gestão recursos humanos lisboa” o site aparece na 6ª posição. Neste momento, os internautas que pesquisam por “recuperação de empresas lisboa” encontram o site NewGest na 1ª posição.

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