domingo, 21 de dezembro de 2008

Marketing Viral

Segundo Renato Fridschtein, autor do ebook “Dominando os sites de Busca”, “o marketing viral é qualquer estratégia que dá coragem aos indivíduos a passar a sua mensagem de marketing (o seu argumento de venda), criando uma oportunidade de crescimento exponencial da exposição e influência desta mensagem. É como um vírus, esta estratégia provoca um rápido crescimento e uma explosão de milhares ou milhões de leitores”.

O autor considera que existem sete técnicas de marketing viral:
1. Assinatura de email: Toda as mensagens enviadas contêm o nome e endereço para os leitores. Se a informação partilhada interessar a outras pessoas além do leitor directo, incentive-o a encaminha-la, multiplicando os leitores e espalhando a sua assinatura.
2. “Grátis eu gosto”: A verdade é que o consumidor adora não pagar por algum benefício. Aproveite esta faceta humana e ofereça algo gratuito no site, alguma coisa que sirva para espalhar o seu endereço e trazer novos visitantes ao site. O importante é que seja relacionado ao seu produto e que tenha valor real para o cliente, passando ou reforçando a mensagem de venda..
3. Webcards: São aqueles cartões postais digitais que toda a gente recebe de vez em quando. O processo é o seguinte: o remetente visita o seu site e envia o cartão, o destinatário recebe apenas um email a dizer que fulano@qualquercoisa.com acaba de mandar um web card' e visita a página para ver o cartão, visita a página e responde ou manda para outra pessoa, aumentando a exposição. Esta época natalícia pode contribuir para um aumento exponencial do número de envios de webcard’s
4. Ezine: Um ezine é um informativo na forma de email que recebemos de tempos em tempos. A questão aqui é publicar artigos que realmente interessem aos visitantes e incentiva-los a encaminhar a mensagem para quantas pessoas quiser.
5. Mensagens instantâneas: Um dos maiores sucessos da internet é o ICQ, um programa que permite saber quando algum conhecido está conectado à internet e enviar mensagens para ele que as recebe na mesma hora e responde. A partir daí ele vai estará on-line em cada navegação. Com você e mais ou menos 80 milhões de pessoas no mundo todo.
6. “Se você gostou deste site, recomende”: Você já deve ter visto esta mensagem em alguma página. Um simples script que permite que o visitante que gostou do site envie facilmente uma mensagem para seus amigos.
7. Tenha um exército de vendedores: Imagine milhares de sites com banners apontando para seu endereço, sendo que só paga quando uma venda acontecer. Foi isto que o www.amazon.com fez para se tornar um dos fenómenos da rede mundial. Oferecendo comissão pelas vendas de livros, webmasters do mundo todo aderiram ao seu programa e tornaram-no na maior livraria do mundo.
Na minha opinião, o marketing viral refere-se a técnicas de marketing que tentam tirar partido de redes sociais para produzir o aumento da notoriedade da marca, com processos similares a um virus. De forma mais geral, o marketing viral utiliza-se para descrever campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogues, de sites aparentemente amadores para criar o rumor de um novo produto ou serviço.

Vantagens: Em comparação com outras técnicas de comunicação, o Marketing Viral apresenta a vantagem de custos reduzidos na promoção. É uma opção eficaz e a baixo custo para penetrar em mercados novos.
O Marketing Viral dá a um negócio uma visibilidade maior, criando desse modo mais oportunidades para aumentar o número de clientes.
Esta técnica permite que os seus clientes saibam todas as informações sobre produtos novos ou serviços assim como pode fornecer informação relevante sobre a indústria onde opera.
Outra das vantagens do Marketing Viral é que seu sucesso pode ser medido. É possível fazer estatísticas, de novos visitantes, visitantes repetidos, etc. permitindo deste modo avaliar a eficácia da campanha.

Desvantagens: As empresas que apostam na estratégia de criação de campanhas de Marketing Viral devem ter em atenção que não podem desiludir as expectativas do seu público alvo pois pode ser negativo ocasionando o surgimento de boatos.
Montar uma estratégia simples e com o objectivo de passar despercebida aos receptores poderá ter melhores resultados do que o Marketing mais puro como a Apple aplica aos seus produtos, assim todos conhecemos o iPod ou o iPhone. Este último e devido à falta de capacidades tem motivado o aparecimento de campanhas ridicularizadoras do telefone. Ora estas imagens circulam a toda a velocidade na internet reduzindo drasticamente a vontade de ter um iPhone.
Se a grande vantagem do Marketing Viral é a divulgação exponencial, o oposto poderá ser ainda mais exponencial. O poder implícito nesta estratégia de Marketing é muito forte, no limite pode destruir um produto ou serviço, ou até mesmo destruir uma empresa.
Uma outra desvantagem notável de fazer negócios através da internet é que pode ser difícil para que os negociantes e os consumidores avaliem a legitimidade de uma transacção. As empresas de pequeno porte são particularmente vulneráveis aos ladrões que usam cartões de crédito roubados e a informação roubada fazer transacções através da internet.
Uma outra desvantagem do Marketing Viral através do Internet é que Há pouco contacto pessoal entre o cliente e o vendedor antes de e depois que as vendas

Fontes Consultadas:
http://www.pcmedixwebs.com/portuguese.php?u=marketing/47647.php
http://mkgratis.com/desvantagens-do-marketing-viral-2/
http://www.meio.ws/artigos/exibe.asp?na=18

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